segunda-feira, 7 de maio de 2007

Criativo, Inteligente e Original.


Depois que tive a oportunidade de conhecer os filmes do cineasta britânico Guy Stuart Ritchie, é que pude compreender como é bom doar um pouco do nosso tempo para poder apreciar um bom filme.
Há alguns anos atrás, fui apresentado ao segundo longa dele, "Snatch - Porcos e Diamantes". Fiquei totalmente impressionado com a genialidade da história, da perfeição das imagens e da inteligência das falas, que são aspectos marcantes do diretor.
Seu primeiro filme e segundo que assisti, "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" exibe todos os aspectos citados por mim, adicionado com altas doses de um estilo gangster diferente, nunca jamais visto nos cinemas.
Guy Ritchie é conhecido por implementar diversas "gags" em seus filmes, ou seja, inúmeras palhaçadas caracterizadas por situações inesperadas e cômicas. É um estilo muito presente em seus filmes.
Ontem de madrugada assisti "Revolver", o quarto longa. Ainda não vi o "fracassado" terceiro, "Destino Insólito", um filme ítalo-inglês refilmado que não foi bem repercutido nos EUA e nem chegou a ser lançado na Grã-Bretanha. Triste.
Guy é conhecido como "o queridinho diretor britânico", mas parece que essa denominação está desaparecendo. Não sei o porquê. Acusam-no de pretensioso em relação à "Revolver". Está certo que fugiu um pouco dos padrões estipulados do estilo "ritchienesco". Mas a essência de Guy continua. E como! "Revolver" é um filme que exige altamente a inteligência. São perceptíveis as influências de outros filmes como: "Kill Bill-Vol.1", "Cidade dos Sonhos" e "Clube da Luta". Isso o torna um diretor sem criatividade? Não necessariamente.
"Revolver" é um excelente filme. Porém recebeu muitas críticas negativas. Confuso, copião e desestruturado. Esses foram os argumentos mais utilizados. É um filme complexo, nada mais. Recheados de maravilhosas cenas dignas de um bom desempenho dos atores e da produção, ótimas falas extraídas historicamente (por exemplo: "O maior dos inimigos está escondido onde menos se possa imaginar. "Júlio César 75 a.C.), lances psicológicos... e por aí vai.
É bom saber que Guy evoluiu, mas tomare que ele não deixe totalmente de lado o seu lado humorista de representar filmes. Aliás, seu curta, "Star" de um comercial da BMW (estrelando sua esposa Madonna) está bem engraçado. Guy Ritchie sem dúvida se enquadra no quesito, criativo, inteligente e original. Vale a pena conferir.

5 comentários:

Marcela disse...

Não vi "Revolver" nem "Jogos, trapaças e dois canos fumegantes", Mas Snatch é realmente muito bom... Com certeza um dos meus preferidos, e agora com a sua crítica, fiquei com vontade de ver os outros também...

Fabio S. Suenaga" disse...

Perfil de um Cientista da Computação: instrospectivo

Filme preferido de um Cientista da Computação: Piratas do vale do Silicio e Hackers 1 e 2

SO preferido de um Cientista da Computação: Linux

Hobby de um Cientista da Computação: casemod, desktopmod, linux, tecnologia, livros comos LOTR e livros tecnicos da area


Paulo vc eh tudo menus Cientista da Computação...ehehehehhe
blogs sao massa...eu jah tive um...mas abandonei a muitos anos...

-fer- disse...

paulo andré não me ouve, paulo andré não me ouve, paulo andré nem empresta os filmezinhos legais pros amigos assistirem!! :(
hehehe
:)

Fbits 666 disse...

Ahhhhhhhhhhhh, eu sou mais LAGOA AZUL =)

paulo disse...

Minha nossa!!! Fiquei sabendo agora pouco que o Ritchie está de volta! Em produção, "RocknRolla" de previsão para 2008.
RocknRolla é a história de um golpe orquestrado por um mafioso russo que põe em jogo milhões de dólares e movimenta todo o submundo londrino em uma frenética caça ao tesouro. Do perigoso chefe da máfia à sexy contadora, do político corrupto aos bandidos pés-rapados, todos conspiram e traem para conseguir pôr a mão no dinheiro. O filme será distribuído nos cinemas brasileiros pela Warner Bros. Pictures.